• Luis Okusu

A importância da gestão: 4 dicas para você implementar ainda essa semana




Falar em gestão é muito genérico. Tudo pode ter, ou não ter, gestão.


Chegando ao fim de 2020, um ano tão diferente e desafiador, a pergunta que fica é "o que eu fiz durante esse ano?"


Perante tantos desafios, esse ano levou os empreendedores (e todas as demais pessoas) ao limite da necessidade de gestão: de tempo, de dinheiro, de despesas, de processos, de paciência, de ansiedade.


Alguns têm mais facilidade em lidar com gestão das coisas, outros encontram mais dificuldade. O importante é que gestão não é algo que se nasce sabendo, mas sim algo que se aprenda com capacitação e busca por informação.


A seguir, você vai ver 4 dicas valiosas para fazer diversos tipos de gestão:


  1. Gestão Financeira: aparece em primeiro nas listas, mas não significa que seja a mais importante. Gestão financeira é fundamental, mas nem sempre é fácil. A gente costuma ter ideia do quanto a gente ganha e quanto a gente gasta, mas nem sempre fica muito claro o quanto a gente guarda. É possível fazer esse controle através de planilhas, mas convenhamos, é um saco. Por sorte, existem excelentes aplicativos que nos ajuda, de maneira simples e intuitiva, a fazer o lançamento das receitas e das despesas, e auxiliam o usuário a visualizar melhor suas finanças, possibilitando uma gestão financeira descomplicada. A seguir, sugestões de 3 aplicativos que vão te ajudar com isso:

  2. Mobills - Controle Financeiro e Finanças Pessoais: é o aplicativo de finanças pessoais mais baixado da atualidade. Oferece sincronização em nuvem que permite utilizar a mesma conta em vários aparelhos, tem geolocalização das despesas para você poder saber exatamente onde gastou, e a grande sacada é que acumula pontos no programa Multiplus. Além de tudo, funciona online e offline.

  3. Organizze: é o segundo aplicativo de gestão financeira mais utilizado no Brasil. Traz como vantagens a possibilidade de categorizar as receitas e despesas em carteira, cartão de crédito, conta corrente, poupança, entre outros. É um aplicativo muito bonito e organizado, de interface intuitiva que gera relatórios financeiros muito completos, além de permitir a ativação de alertas de contas a pagar e receber.

  4. Minhas Finanças: é o terceiro aplicativo de finanças pessoais mais baixado no Brasil atualmente. Uma vantagem é a licença vitalícia, ou seja, comprou, usa para sempre, sem incidência de mensalidade ou cobranças recorrentes. Um recurso bastante interessante é a importação de SMS de aplicativos de bancos. O app também exporta os relatórios em Excel, o que é muito útil para quem domina a ferramenta e prefere a visualização das despesas em forma de planilha.


  1. Gestão de Tarefas: você já parou para pensar quantas tarefas você tem que gerenciar e desempenhar no dia? São inúmeras, não é? Cada dia que passa as pessoas ficam mais atarefadas, e isso se deve à internet, que nos permite fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, de onde estivermos. É exatamente para isso que os aplicativos de gestão de tarefas são tão úteis. Na sequência, uma lista deles para ajudar você a se organizar:

  2. Trello: um dos mais populares deles, é uma ferramenta visual colaborativa para turbinar projetos. Permite gerenciar times, delegar funções, distribuir e acompanhar tarefas. E permite também fazer uma simples lista de compras. É gratuito.

  3. Asana: talvez o maior concorrente do Trello, também permite distribuir tarefas, monitorar o trabalho e obter resultados em equipe. Tem um recurso de chat que permite aos colaboradores de um mesmo projeto se comunicar, e a conversa fica registrada em forma de histórico.

  4. Google Keep: acreditem, esse aplicativo tem mais de 1 bilhão de downloads só na PlayStore para Android. É bastante simples e intuitivo, permitindo fazer listas de tarefas com aplicação de tags para categorização, e marcação das tarefas concluídas.

  5. Microsoft Todo: similar ao Google Keep, permite a criação de listas de tarefas e traz um recurso bem legal que é o "Meu dia", onde o usuário cria uma lista de tarefas que devem ser executadas no dia vigente, podendo reprogramá-las para data posterior em caso de atraso.


  1. Gestão de Tempo: aposto que você já reclamou mais de uma vez de falta de tempo. Pois é, o dia tem 24 horas para todo mundo que habita o planeta terra. O segredo da produtividade está nas coisas que a gente faz nesse intervalo de horas. Para isso, abaixo temos sugestões de alguns aplicativos que vão te ajudar demais a aproveitar melhor o tempo e ganhar produtividade.

  2. Forest: é um "cronômetro ramificado" que ajuda o usuário a abandonar o vício do celular. É bem legal e funciona assim: você escolhe uma planta, ativa o cronômetro e deixa o celular de lado. Se você mexer no celular antes da planta florescer, ela murcha e morre. É possível selecionar uma variade de plantas com diferentes tempos de "florescimento". A proposta do app é muito legal e o design é muito charmoso.

  3. Focus Meter: é um temporizador que rastreia seu foco e descanso para uma maior produtividade e melhoria na saúde. Com ele, você pode configurar sua rotina e, através de um cronômetro, você pode gerenciar suas atividades e acompanhar a produtividade.

  4. Focus To-Do: é um timer que segue o princípio "pomodoro", associado a um gerenciador de tarefas. É bem interessante porque é fundamentado em evidências científicas, e todas as ferramentas foram elaboradas para ajudar na manutenção do foco e no aumento da produtividade, de maneira divertida e motivadora.

  5. Pomodoro Timer Lite: aplicativo simples baseado na técnica pomodoro, que diz que a produtividade aumenta quando trabalhamos alternadamente em intervalos de 25 minutos com 5 minutos de pausa.


  1. Gestão da Ansiedade e Paciência: quem nunca ficou ansioso ou impaciente, que atire a primeira pedra. Gerenciar e planejar melhor as tarefas do dia a dia é algo que reduz a ansiedade e o stress, diminuindo a falta de paciência. Mas nem sempre a gestão é suficiente. Por isso, existem aplicativos que ajudam a controlar a ansiedade e aumentar a paciência, e não é à toa que são tão utilizados. Abaixo os melhores da atualidade:

  2. Lojong: aprenda a meditar, relaxar e a controlar a ansiedade com apenas alguns minutos por dia. Tenha acesso a centenas de práticas que podem trazer inúmeros benefícios como: alívio da ansiedade, controle do stress, mais foco, concentração e produtividade, melhorar qualidade do sono e dormir bem.

  3. Meditopia: é um aplicativo que vai ajudar você a se acalmar, diminuir o estresse, dormir bem e iniciar uma jornada de autoconhecimento. Com o Meditopia, você poderá dedicar um tempo de sua vida só para você, e descobrir o bem-estar que vem de dentro. Você terá acesso a mais de 250 meditação com qualidade superior de áudio, tanto em português quanto em inglês. E poderá aprender a meditar, ouvir músicas relaxantes com sons da natureza, usar o timer para marcar o tempo das suas meditações e focar em diferentes tópicos com programas específicos. Além das sessões de meditação, você pode usar a opção Timer para meditar sozinho e com diferentes opções de música de fundo. Você também pode marcar suas meditações favoritas, baixá-las e escutá-las offline!

  4. Insight Timer: similar aos anteriores traz a vantagem de oferecer o maior acervo de meditações guiadas e sons relaxantes. São centenas de meditações guiadas em Português, lideradas por professores que falam Português e muitas outras meditações guiadas pelos melhores professores de meditação de língua inglesa do mundo, traduzidas para Português. São anda milhares de faixas de música e sons ambientes para acalmar a mente, concentrar-se, dormir melhor e relaxar.


O convite que eu quero fazer a você é olhar com carinho para tudo que você precisou mudar e adaptar na sua vida pessoal e nos negócios ao longo desse ano, e reflita como e o quanto essas mudanças foram resultado de gestão. Das duas uma, ou você melhorou a gestão de alguma coisa, ou você passou a fazer gestão de algo que não fazia.


De olho no ano que chega, convoco você a fazer as coisas pensando racionalmente na gestão, e aqui na Buzz Company você vai encontrar conteúdo de valor para te ensinar e ajudar a gerir melhor suas coisas, seus negócios, seus projetos, suas ideias e seus dias.

Bons negócios.

1 visualização0 comentário